ESTÁ NA HORA DE CANTAR: A MUSICALIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E SOCIAL NA CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Nathascha Macedo Martins Universidade Federal de Jataí
  • Claudia Alexandra Teixeira De Carvalho Universidade Federal de Jataí
  • Laís Leni Oliveira Lima Universidade Federal de Jataí

Resumo

Este trabalho é resultado de um projeto de Estágio Curricular Obrigatório II – Educação Infantil. Partimos da seguinte problematização: de que forma a musicalização pode contribuir para a formação psicomotora, cognitiva/linguística e sócio afetiva de crianças na EI? O objetivo geral foi promover o desenvolvimento psicomotor, cognitivo/linguístico e sócio afetivo de crianças de uma turma do maternal. Cada objetivo específico se desdobrou na realização das aulas campo de estágio. Dentre eles destacamos: explorar o espaço por meio da dança; expressar pensamentos por meio da fala, desenhos, movimentos corporais; realizar movimentos propostos em cantigas; conhecer diferentes tipos de brincadeiras cantadas; cantar e se movimentar executando deslocamentos no ritmo proposto pela melodia; realizar expressões corporais sugeridas pela letra da música; vivenciar diferentes experiências de produzir sons. Utilizamos a abordagem metodológica da pesquisa-ação e a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. A partir das dificuldades encontradas, buscamos mais conhecimentos para elaboração de novas propostas de atividades pedagógicas, o que nos revelou grandes descobertas a respeito do desenvolvimento infantil. Percebemos que a musicalização aumenta o poder de concentração e memória dos pequenos, relacionando diretamente com a linguagem. Compreendemos que quanto mais rica for em a diversidade sonora, mais estimulado será o cérebro de quem a ouve.

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Publicado

2023-07-18

Como Citar

MACEDO MARTINS , N.; TEIXEIRA DE CARVALHO, C. A.; OLIVEIRA LIMA, L. L. ESTÁ NA HORA DE CANTAR: A MUSICALIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E SOCIAL NA CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 85–96, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/277. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente

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