ESTÁ NA HORA DE CANTAR: A MUSICALIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E SOCIAL NA CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este trabalho é resultado de um projeto de Estágio Curricular Obrigatório II – Educação Infantil. Partimos da seguinte problematização: de que forma a musicalização pode contribuir para a formação psicomotora, cognitiva/linguística e sócio afetiva de crianças na EI? O objetivo geral foi promover o desenvolvimento psicomotor, cognitivo/linguístico e sócio afetivo de crianças de uma turma do maternal. Cada objetivo específico se desdobrou na realização das aulas campo de estágio. Dentre eles destacamos: explorar o espaço por meio da dança; expressar pensamentos por meio da fala, desenhos, movimentos corporais; realizar movimentos propostos em cantigas; conhecer diferentes tipos de brincadeiras cantadas; cantar e se movimentar executando deslocamentos no ritmo proposto pela melodia; realizar expressões corporais sugeridas pela letra da música; vivenciar diferentes experiências de produzir sons. Utilizamos a abordagem metodológica da pesquisa-ação e a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. A partir das dificuldades encontradas, buscamos mais conhecimentos para elaboração de novas propostas de atividades pedagógicas, o que nos revelou grandes descobertas a respeito do desenvolvimento infantil. Percebemos que a musicalização aumenta o poder de concentração e memória dos pequenos, relacionando diretamente com a linguagem. Compreendemos que quanto mais rica for em a diversidade sonora, mais estimulado será o cérebro de quem a ouve.