PERCEPÇÃO SENSORIAL: EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COM CRIANÇAS PEQUENASv

Autores

  • Bruna Ramos Maia Universidade Federal de Jataí
  • Kássia Santos Silva Universidade Federal de Jataí
  • Laís Leni Oliveira Lima Universidade Federal de Jataí

Resumo

Este trabalho é resultado do projeto “O que tem dentro da caixa? Percepção sensorial com crianças pequenas”, desenvolvido no Componente Estágio Curricular Obrigatório II- Educação Infantil (EI), em uma turma com crianças de três anos. Nossos referenciais teóricos foram: Arce (2013); Chaves (2015); Cunha (2016); Damasceno (2005) e os documentos BNCC (2017) e Brinquedo e Brincadeiras de Creches (2012). Partimos da seguinte problematização: quais as possibilidades de desenvolver práticas educativas voltada a educação da sensibilidade para tornar a criança capaz de conhecer, reconhecer, identificar e nomear as diferentes nuances da ampla informação corporal que recebe? Como objetivo geral experimentar sensações em diferentes partes do corpo, por meio dos cinco sentidos, expressando sensações percebidas. Os objetivos específicos foram: desenvolver ações que impulsionam tato, olfato, paladar, audição e visão; participar de atividades que estimulem as sensações de degustar e diferenciar variados tipos, texturas e sabores de alimentos, aceitando um cardápio variado. Concluímso que, o trabalho com as sensações contribui com o período de adaptação das crianças que estavam voltando do momento de pandemia e isolamento social, possibilitando familiarização com os espaços, materiais; com os adultos e com as crianças da própria turma e de outras turmas.

Downloads

Publicado

18.07.2023

Como Citar

RAMOS MAIA, B.; SANTOS SILVA, K.; OLIVEIRA LIMA, L. L. PERCEPÇÃO SENSORIAL: EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COM CRIANÇAS PEQUENASv. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 97–107, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/278. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>