SALA DE AULA INVERTIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Resumo
Este estudo apresenta um relato de experiência docente, ocorrido durante o ensino remoto emergencial (ERE) na pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência de um docente quanto ao uso de estratégias de ensino e tecnologias digitais interativas durante essa modalidade de ensino. Participaram alunos da disciplina de Química I, em turmas de primeiro ano do curso técnico em Edificações e Informática, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás. Evidenciou-se que essa experiência trouxe múltiplas aprendizagens no contexto educacional ampliando o uso de tecnologias digitais interativas e estratégias de ensino ativas. A estratégia de ensino “sala de aula invertida” neste momento histórico apresentou vários obstáculos dentre eles, das múltiplas dificuldades do ensino remoto emergencial e tempo reduzido do ano letivo. Por outro lado, a experiência foi positiva por possibilitar contato com um método replicável e adaptável às diferentes contextos.