SALA DE AULA INVERTIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores

  • Eliene Rocha Gomes Rodrigues IFG - Uruaçu
  • Nilma Silvania Izarias IFG - Câmpus Uruaçu

Resumo

Este estudo apresenta um relato de experiência docente, ocorrido durante o ensino remoto emergencial (ERE) na pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência de um docente quanto ao uso de estratégias de ensino e tecnologias digitais interativas durante essa modalidade de ensino. Participaram alunos da disciplina de Química I, em turmas de primeiro ano do curso técnico em Edificações e Informática, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás. Evidenciou-se que essa experiência trouxe múltiplas aprendizagens no contexto educacional ampliando o uso de tecnologias digitais interativas e estratégias de ensino ativas. A estratégia de ensino “sala de aula invertida” neste momento histórico apresentou vários obstáculos dentre eles, das múltiplas dificuldades do ensino remoto emergencial e tempo reduzido do ano letivo. Por outro lado, a experiência foi positiva por possibilitar contato com um método replicável e adaptável às diferentes contextos.

Downloads

Publicado

18.07.2023

Como Citar

ROCHA GOMES RODRIGUES, E.; SILVANIA IZARIAS, N. SALA DE AULA INVERTIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 259–271, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/293. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Química

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)