A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A MATEMÁTICA: ENSINANDO SISTEMA MONETÁRIO NO 5º ANO
Resumo
O Produto Educacional teve como objetivo analisar as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica no ensino e aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental I. Realizado numa instituição pública de ensino, com o tema Educação Financeira, foi aplicado ao 5º ano do Ensino Fundamental I, totalizando 7 aulas de 50 minutos, de 20 a 24 de junho de 2022, sob mediação do professor pesquisador. O estudo abordou a história do dinheiro na sociedade capitalista, conceito de capital, a história da moeda brasileira, o cálculo e uso do dinheiro, além de noções sobre sociedade e trabalho. As atividades possibilitaram aos alunos relacionar os conceitos matemáticos ao cotidiano e, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades de cálculo, organização e tomada de decisão, favorecendo uma formação crítica, reflexiva e emancipadora. Os resultados evidenciaram que o ensino da matemática a partir de uma perspectiva crítica e contra-hegemônica pode gerar transformações tanto na consciência quanto na realidade histórica dos alunos.
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