A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A MATEMÁTICA: ENSINANDO SISTEMA MONETÁRIO NO 5º ANO

Autores

  • Leon de Assis Silva leon.evril@gmail.com
    Instituto Federal de Goiás
  • Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz vanderleida.queiroz@ifg.edu.br
    Instituto Federal de Goiás

Resumo

O Produto Educacional teve como objetivo analisar as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica no ensino e aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental I. Realizado numa instituição pública de ensino, com o tema Educação Financeira, foi aplicado ao 5º ano do Ensino Fundamental I, totalizando 7 aulas de 50 minutos, de 20 a 24 de junho de 2022, sob mediação do professor pesquisador. O estudo abordou a história do dinheiro na sociedade capitalista, conceito de capital, a história da moeda brasileira, o cálculo e uso do dinheiro, além de noções sobre sociedade e trabalho. As atividades possibilitaram aos alunos relacionar os conceitos matemáticos ao cotidiano e, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades de cálculo, organização e tomada de decisão, favorecendo uma formação crítica, reflexiva e emancipadora. Os resultados evidenciaram que o ensino da matemática a partir de uma perspectiva crítica e contra-hegemônica pode gerar transformações tanto na consciência quanto na realidade histórica dos alunos.

Downloads

Publicado

10.12.2025

Métricas


Visualizações do artigo: 0     pdf downloads: 0

Como Citar

DE ASSIS SILVA, Leon; ROSA DE FREITAS E QUEIROZ, Vanderleida. A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A MATEMÁTICA: ENSINANDO SISTEMA MONETÁRIO NO 5º ANO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 512–520, 2025. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/3034. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Ciências e de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental