EDUCAÇÃO INFANTIL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS E INCLUSÃO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Resumo
Este artigo se propõe a fazer um estudo e uma análise das dissertações e dos produtos educacionais defendidos no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM do Instituto Federal de Goiás, Câmpus Jataí, no período de 2014 a 2024, com ênfase nos temas educação infantil, formação docente e inclusão. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, à luz da Pedagogia Histórico-Crítica que adota o método materialismo histórico-dialético. Os principais resultados da pesquisa apresentaram que, de modo geral, a produção acadêmica do programa contribui para a formação docente incidindo sobre práticas pedagógicas inclusivas, particularmente em relação a estudantes surdos/as, e começa a articular a formação no campo da educação infantil. Observou-se, entretanto, que ainda carece de estudos que articulem de forma simultânea os três eixos: educação infantil, formação de professores/as e inclusão.
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