RECICLAGEM DO ÓLEO DE COZINHA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Atualmente os pesquisadores estão muito preocupados em definir competências e as habilidades do professor, com isso tentam direcionar a melhor metodologia de ensino a ser aplicada em sala de aula, utilizando as tendências atuais na introdução das novas tecnologias na educação e associando com temas de sustentabilidade, levando em consideração a reciclagem como alternativa (ALBERICI; PONTES. 2004). Neste contexto, este trabalho tem como enfoque central o tema a reciclagem do óleo de cozinha para produzir o sabão caseiro, associando o conteúdo de química estudado pelos alunos de forma multidisciplinar, com o intuito aplicar atividades que envolvam o cotidiano dos mesmos projetando vivenciar sua realidade vinculada com a experimentação para resultar a concretização do aprendizado.Neste tema pôde-se elaborar aulas voltada para química orgânica abordando os tópicos de óleos e gorduras (MATSUOKA; 2009) e qual a sua influência no meio ambiente focando a preservação da natureza utilizando como ferramenta pedagógica recursos tecnológicos (ROSA; 2000) para apresentação do conteúdo e a experimentação sobre a síntese do sabão a base de óleo de cozinha. Uma vez que os óleos e gordura são ésteres eles sofrem reação de hidrólise básica ou ácida. Essas gorduras (misturas de triglicerídeos), reagem com bases fortes (NaOH) produzindo sabões e glicerol, desta forma o assunto possibilitou fazer a abordagem do conteúdo de química de uma forma ampla e clara.