RECICLAGEM DO ÓLEO DE COZINHA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Greicielle da Silva Borges Universidade Federal de Goiás / Campus Jataí
  • Maria Fernanda do Carmo Gurgel Universidade Federal de Goiás – Câmpus Jataí

Resumo

Atualmente os pesquisadores estão muito preocupados em definir competências e as habilidades do professor, com isso tentam direcionar a melhor metodologia de ensino a ser aplicada em sala de aula, utilizando as tendências atuais na introdução das novas tecnologias na educação e associando com temas de sustentabilidade, levando em consideração a reciclagem como alternativa (ALBERICI; PONTES. 2004). Neste contexto, este trabalho tem como enfoque central o tema a reciclagem do óleo de cozinha para produzir o sabão caseiro, associando o conteúdo de química estudado pelos alunos de forma multidisciplinar, com o intuito aplicar atividades que envolvam o cotidiano dos mesmos projetando vivenciar sua realidade vinculada com a experimentação para resultar a concretização do aprendizado.Neste tema pôde-se elaborar aulas voltada para química orgânica abordando os tópicos de óleos e gorduras (MATSUOKA; 2009) e qual a sua influência no meio ambiente focando a preservação da natureza utilizando como ferramenta pedagógica recursos tecnológicos (ROSA; 2000) para apresentação do conteúdo e a experimentação sobre a síntese do sabão a base de óleo de cozinha. Uma vez que os óleos e gordura são ésteres eles sofrem reação de hidrólise básica ou ácida. Essas gorduras (misturas de triglicerídeos), reagem com bases fortes (NaOH) produzindo sabões e glicerol, desta forma o assunto possibilitou fazer a abordagem do conteúdo de química de uma forma ampla e clara.

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Publicado

2011-10-01

Como Citar

DA SILVA BORGES, G.; DO CARMO GURGEL, M. F. RECICLAGEM DO ÓLEO DE COZINHA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 146–149, 2011. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/334. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Ensino-aprendizagem de Química