A CONTRIBUIÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ABORDAGEM EM CINÉTICA.

Autores

  • Ellen Lima F. de Jesus Universidade Federal de Goiás
  • Valdinei Bueno Lima filho Universidade Federal de Goiás
  • Maria Fernanda do C. Gurgel Universidade Federal de Goiás

Resumo

O intuito deste trabalho foi desenvolver um método alternativo para abordar o conteúdo sobre a cinética química vinculada a mídia vídeo, experimentação e teoria. Este método aplicado ao ensino médio em rede de ensino conveniada com o estado possibilitou a interação dos alunos com o professor, com intuito de alcançarem a construção do conhecimento em cinética, para tal construção do conhecimento com foi aplicado um vídeo para contextualizar a Quimica e a Sociedade e em seguida realizou-se o experimento associando a teoria em quatro etapas sobre o conteúdo. Cada etapa do experimento abordou um aspecto da cinetica química para analisar quais os apectos influenciam na velocidade da reação, tais como: superfície de contato de um sólido e concentração de reagentes em solução, entre outros. Através destes os alunos visualizaram exemplos rotineiros. Os materiais utilizados são de facil acesso e de baixo custo, são eles: comprimido efervescente, agua e potes com tampa, todos materiais alterativos. Os resultados foram obtidos através de gravação da aula discussões com os alunos e questionário e os mesmos foram satisfatórios.

Downloads

Publicado

2011-10-01

Como Citar

LIMA F. DE JESUS, E.; BUENO LIMA FILHO, V.; DO C. GURGEL , M. F. A CONTRIBUIÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ABORDAGEM EM CINÉTICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 150–160, 2011. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/335. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Ensino-aprendizagem de Química