A AFETIVIDADE E O CONVÍVIO EM SALA DE AULA: FATORES QUE INFLUÊNCIAM NA INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.

Autores

  • Jean Carlos Araújo Diniz Universidade Federal de Goiás – CAJ
  • Regisnei Aparecido de Oliveira Silva Universidade Federal de Goiás – CAJ

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar a relação professor-aluno, levando em consideração fatores que possam interferir em um convívio social na sala de aula, buscando pontos que contribua para o bom relacionamento destes. A pesquisa foi realizada com alunos do Ensino Médio e professores de ciências e biologia de um colégio estadual da cidade de Jataí – Goiás, tendo como metodologia o grupo focal. Os resultados apontam fatores que contribuem para um bom relacionamento entre discente e docente, uma vez que isso ocorre devido há integralização de ambos e a exploração do sentimentalismo como também através da delimitação do espaço de cada um. De acordo com os alunos para um bom convívio é preciso que haja compromisso dos alunos e profissionalismo por parte dos professores. Já os professores afirmaram que cumprindo seu papel e chamando atenção dos alunos à sua responsabilidade farão do ambiente escolar um lugar adequado ao aprendizado. É possível observar a importância de respeitar o espaço um do outro, como também manter um diálogo contínuo.

Downloads

Publicado

2011-10-01

Como Citar

ARAÚJO DINIZ, J. C.; DE OLIVEIRA SILVA, R. A. A AFETIVIDADE E O CONVÍVIO EM SALA DE AULA: FATORES QUE INFLUÊNCIAM NA INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 211–223, 2011. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/345. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Formação e prática docente