PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: UMA PROPOSTA DE CONTEÚDOS A SEREM MINISTRADOS NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Alcyr Alves Viana Neto IFG-CAMPUS GOIÂNIA
  • David Junger da Fonseca Alves Universidade Salgado de Oliveira – Campus Goiânia
  • Fabiano Fideles Fernandes de Godoi Universidade Salgado de Oliveira – Campus Goiânia

Resumo

O Objetivo deste estudo foi elaborar uma proposta de conteúdos para serem desenvolvidos nas aulas de Educação Física do Ensino Médio por meio de uma intervenção participativa. Foi utilizada a pesquisa-participante como tipo de investigação. Fizeram parte deste estudo 30 alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IF-Goiás). Os resultados deste trabalho foram vários conteúdos ligados a saúde, como sedentarismo, anorexia e bulimia; políticas públicas voltadas ao esporte; montagem de programas de exercícios físicos; cultural corporal através dos esportes coletivos e lutas; conhecendo o corpo humano; e uma melhor utilização das tecnologias da informação e comunicação. Portanto, envolver os alunos como sujeitos dentro do processo de construção de uma nova proposta de ensino na Educação Física, foi significativa para o crescimento da mesma e para os discentes.

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Publicado

2011-10-01

Como Citar

ALVES VIANA NETO, A.; DA FONSECA ALVES, D. J.; FIDELES FERNANDES DE GODOI, F. PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: UMA PROPOSTA DE CONTEÚDOS A SEREM MINISTRADOS NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 297–303, 2011. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/352. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Formação e prática docente

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