EDUCAÇÃO DE IDENTIDADES FEMININAS: NOS MOLDES DA REVISTA WOMEN´S

Autores

  • Leandro Silva Bezerra Universidade Federal de Goiás

Resumo

Neste trabalho analisamos a produção de identidades femininas pela Revista Women`s Health, a partir da base teórico-metodológica da Teoria da Análise do Discurso de linha francesa, oriunda dos estudos de Michel Pêcheux, e nos construtos de biopoder e a relação entre poder, saber e verdade de Michel Foucault. Nosso corpus de análise está constituído por 19 edições dessa revista, desde a primeira até a edição de maio de 2010. Os resultados evidenciam que em Women´s Health tem-se um sujeito delimitado pela aparência corporal; um ser esbelto, dependente de dietas e comidas "saudáveis" elaboradas por experts estrangeiros e nacionais, bem como de um estilo de vida moderado e moldado por uma conduta comportamental derivada de uma subjetivação do corpo que busca a beleza e a felicidade nas páginas do seu manual de subsistência na contemporaneidade.

Downloads

Publicado

01.10.2011

Como Citar

SILVA BEZERRA , L. EDUCAÇÃO DE IDENTIDADES FEMININAS: NOS MOLDES DA REVISTA WOMEN´S. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 360–370, 2011. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/361. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagem e cognição no ensino-aprendizagem