A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores

  • Jader Moreira Maia Neto Universidade do Estado do Amazonas
  • Karem Keyth de Oliveira Marinho Universidade do Estado do Amazonas
  • Ana Maria Libório de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí

Resumo

Este trabalho se propôs evidenciar a utilização da ludicidade aliada a Resolução de Problemas. Para tanto, realizamos uma intervenção pedagógica com 20 alunos voluntários do 8° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Conceição Xavier de Alencar e com o professor que ministrava matemática para estes estudantes. Inicialmente adaptamos o software freeware Matemática na Selva para servir de alicerce as atividades de Resolução de Problemas, e criamos 28 problemas de aplicação a serem utilizados no jogo. Em seguida ministramos uma aula expositiva dialogada sobre Números racionais e equação do 1º grau que eram os conteúdos dos problemas criados. Divididos em quatro grupos, os discentes iniciaram a disputa e buscamos observar como os mesmos respondiam aos problemas, se utilizavam ou não as etapas recomendadas por Polya (2006). Percebemos então que os alunos se sentiam motivados em brincar, mas apresentaram dificuldades em resolver o problema, os mesmos se preciptavam na interpretação do enunciado e efetuavam calculos equivocados. Mas mesmo assim o professor considerou importante a utilização da ludicidade e da Resolução de problemas em suas aulas de matemática. Recomendamos a utilização da Resolução de Problemas com mais frequencia nas aulas de Matemática com vistas a diminuir as dificuldades na interpretação dos problemas.

Downloads

Publicado

01.10.2012

Como Citar

MOREIRA MAIA NETO, J.; DE OLIVEIRA MARINHO, K. K.; LIBÓRIO DE OLIVEIRA, A. M. A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/377. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensino-aprendizagem de Matemática