OFICINAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EJA UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO

Autores

  • Maria Aparecida Anielcio Alexandre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde - GO
  • Jessika Lima Rezende Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde - GO
  • Alice Rose Ferreira Guimarães Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde - GO
  • Celso Martins Bélisario Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde - GO
  • Rozenilde Nogueira Paniago Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde - GO

Resumo

OFICINAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EJA UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTOALEXANDRE, Maria Aparecida Anielcio (estudante ID¹)cidaanielcio.4@hotmail.comREZENDE, Jessika Lima - (estudante ID²) jessika-lima-rezende@hotmail.comGUIMARÃES, Alice Rose Ferreira (estudante ID³)alice_rose89@hotmail.com Bélisario, Celso Martins (orientador)¹ mscelso@yahoo.com.brPaniago, Rozenilde Nogueira (orientadora) ²rosenilde_nogueira@yahoo.com.brInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde - GO.O presente texto apresenta uma experiência pedagógica realizada na Escola Estadual Filhinho Portilho que se localiza na cidade de Rio Verde Goiás, tendo como foco, a realização de oficinas para o ensino de Química com alunos da EJA (Educação de Jovens e adultos). O trabalho faz parte do PROGRAMA PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) que visa contribuir com o ensino na escola. Destaca-se, que o trabalho foi realizado com o objetivo de estabelecer uma relação entre o ensino dos conteúdos de Química e o cotidiano escolar e sócio-cultural.Inicialmente realizou-se um diagnóstico, a fim de evidenciar possíveis falhas nos métodos de ensino-aprendizagem, posteriormente, analisaram-se os conteúdos curriculares e foram feitos os planejamentos das oficinas com materiais de baixo custo, envolvendo jogos didáticos e experimentos, com o intuito de promover aulas dinâmicas para um melhor entendimento da disciplina tornando-os mais participantes, ativos, críticos e autônomos.Com o desenvolvimento das atividades experimentais foi possível constatar, por meio do diagnóstico, a existência de deficiências na compreensão do conteúdo e a falta de estímulos frequentes no ambiente escolar. Desta forma, com a realização das oficinas, observou-se que os estudantes demonstraram um maior interesse em aprender, vinculando os conteúdos teóricos com o cotidiano.Palavras-chaves: Aulas práticas, Ensino de Química, EJA

Downloads

Publicado

01.10.2012

Como Citar

ANIELCIO ALEXANDRE , M. A.; LIMA REZENDE , J.; FERREIRA GUIMARÃES, A. R.; MARTINS BÉLISARIO, C.; NOGUEIRA PANIAGO, R. OFICINAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EJA UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/383. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensino-aprendizagem de Química