O ESTÁGIO NO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO

Autores

  • Naysa Crystine Nogueira Oliveira Universidade Federal de Goiás – UFG
  • Silmara Epifânia de Castro Carvalho Universidade Federal de Goiás – UFG

Resumo

Este trabalho pretende descrever as contribuições, que um Laboratório de Educação Matemática (LEMAT) traz para a formação acadêmica de um graduando, e de como o estágio neste local faz com que os licenciandos se apropriem de um conhecimento significativo. Temos que o estágio em um laboratório de educação pode ser visto como um ambiente que oportuniza a utilização de métodos e recursos de ensino diferenciado, visto que o mesmo oferece a participação em projetos e atividade voltados para educação envolvendo a comunidade docente e discente. O laboratório proporciona ao estagiário uma aprendizagem que envolve: recursos pedagógicos, jogos matemáticos, mídias, participação em eventos, projetos de cunho social e estudo sobre autores da educação matemática. Pensado no ensino, na pesquisa temos que o LEMAT como coloca Varizo (2011, p.40) “incorpora com segurança o caminho da pesquisa educacionalno fazer pedagógico do professor, integrando o seu saber/saber fazer/saber viver junto e saber ser.” Estagiar em um LEMAT oferece ao futuro professor a chance de apreender técnicas de ensino que fará com que a sua prática docente seja diferenciada e que sua ação pedagógica seja reflexiva.

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Publicado

2012-10-01

Como Citar

NOGUEIRA OLIVEIRA, N. C.; DE CASTRO CARVALHO, S. E. O ESTÁGIO NO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/389. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Formação e prática docente