Iniciação Científica no IFG/Câmpus Jataí: Estudos Preliminares

Autores

  • Amanda Assis Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí
  • Rita Rodrigues de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí

Resumo

Este trabalho tem como origem o projeto “Iniciação Científica: percepções e necessidades dos pesquisadores iniciantes do IFG/Câmpus Jataí” que busca informações pontuais, sobre a participação discente em projetos de pesquisas científicas, que subsidiem uma construção/reconstrução do agir docente em relação ao trabalho de orientação. Trata-se de uma investigação configurada num trabalho quantitativo-qualitativa, com fundamentação no estudo de caso e na pesquisa documental. Assim, neste trabalho, discutem-se parte dos dados obtidos até o momento, a partir da análise de questionários e currículo Lattes. Como resultados, os discentes pesquisadores demonstram um rico potencial para a pesquisa científica. Pesquisá-los constituiu um importante trabalho, porque a partir das declarações deles puderam-se perceber pontos importantes a serem repensados no trabalho docente, como, por exemplo, envolver mais os alunos pesquisadores em atividades técnico-cientificas, para que possam melhorar habilidades como apresentação de trabalhos e, ainda, a necessidade de melhorias na infraestrutura física.

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Publicado

01.10.2012

Como Citar

ASSIS SILVA, A.; RODRIGUES DE SOUZA, R. Iniciação Científica no IFG/Câmpus Jataí: Estudos Preliminares. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/393. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Formação e prática docente