A TRANSPOSIÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA PARA A LINGUAGEM NATURAL NAS REDES SOCIAIS: CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NO PROEJA

Autores

  • Leizer Fernandes Moraes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Resumo

Esta pesquisa, de natureza qualitativa, busca compreender a produtividade da transposição da linguagem matemática para a linguagem cotidiana em uma turma de Proeja do IFG – Câmpus Jataí. Além de entrevistas estruturadas e questionários, aplicados aos alunos e professores, a coleta de dados prevê o desenvolvimento de uma sequência didática (SD) em aulas de matemática, para verificar se a abordagem de conteúdos matemáticos que circulam em textos das redes sociais contribui para a apropriação desses conteúdos pelos alunos. O referencial teórico deste estudo se constitui a partir de uma interface entre teorias educacionais, linguísticas e sociológicas, sobre a pós-modernidade e as redes sociais, aplicadas à educação. Como resultados, acredita-se que a pesquisa trará uma contribuição sobre a produtividade do uso das redes sociais como ferramenta no ensino da matemática, uma vez que o ciberespaço possibilita a transposição da linguagem matemática para a linguagem cotidiana, podendo vir a favorecer a aprendizagem desta disciplina.

Downloads

Publicado

01.10.2013

Como Citar

FERNANDES MORAES, L.; DE SOUZA RODRIGUES MORAIS, M. R. A TRANSPOSIÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA PARA A LINGUAGEM NATURAL NAS REDES SOCIAIS: CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NO PROEJA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 47–53, 2013. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/408. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensino-aprendizagem de Matemática