FORMAÇÃO CONTÍNUA: A (RE) CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO, DA IDENTIDADE E A RELAÇÃO PROFESSOR E ESCOLA A PARTIR DAS ABORDAGENS TEÓRICAS

Autores

  • CLAUDINÉIA FEITOSA Universidade Federal de Goiás

Resumo

O presente artigo teve como objetivo discutir a formação contínua a partir da abordagem teórica de diferentes autores. Priorizou-se nos materiais lidos e analisados a busca de elementos relacionados à temática pesquisada. Desse modo as abordagens teóricas dos inúmeros autores pesquisados nos levam a perceber que a formação contínua de professores ganha espaço a partir da LDB 9.394/96 atrelando a formação aos planos de carreira profissional com responsabilidade dos sistemas de ensino, surgindo então inúmeros programas para atender a demanda de formação. Percebe-se que esta formação pode exercer um importante papel na profissionalização docente, garantindo-lhe a construção da identidade, autonomia e valorização profissional. Para os autores a formação contínua deve permear o trabalho escolar cotidiano, pois é nesse espaço que se evidenciam as dificuldades da prática, bem como as necessidades dos professores em superar os desafios e dilemas do ato de ensinar.

Downloads

Publicado

01.10.2013

Como Citar

FEITOSA, C. FORMAÇÃO CONTÍNUA: A (RE) CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO, DA IDENTIDADE E A RELAÇÃO PROFESSOR E ESCOLA A PARTIR DAS ABORDAGENS TEÓRICAS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 114–119, 2013. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/419. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Formação e prática docente