UM ESTUDO SOBRE AS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO PROGRAMA PARCELADA NOS ÚLTIMOS 10 ANOS

Autores

  • Vânia Horner de Almeida Instituto Federal de Goiás – Câmpus Jataí
  • Adelino Cândido Pimenta Instituto Federal de Goiás – Câmpus Goiânia

Resumo

O presente trabalho pretende mostrar os resultados do estudo das tendências da Educação Matemática na formação inicial de professores do Projeto Parcelada da Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT, o qual tem por objetivo investigar a ênfase dada nas propostas pedagógicas com relação às Tendências da Educação Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemática do Programa Parceladas da UNEMAT ofertado nos últimos 10 anos, no período que compreende os cursos iniciados entre 2003 e 2013. Analisaremos os documentos dos cursos ofertados no período citado que são: ementas do projeto político pedagógico; Processo de autorização e reconhecimento dos cursos de Matemática; planos de aula dos professores que ministraram disciplinas. Encontramos evidências, das seguintes tendências: Etnomatemática e Modelagem Matemática, Resolução de Problema, História da Matemática, Jogos e Materiais Manipulativos, Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e Investigação Matemática.A Etnomatemática e a Modelagem Matemática foram trabalhadas com maior ênfase e tiveram mais destaque nos cursos, porém, a Investigação Matemática foi trabalhada somente na última turma, a qual ainda está em andamento.

Downloads

Publicado

01.10.2014

Como Citar

HORNER DE ALMEIDA, V.; CÂNDIDO PIMENTA, A. UM ESTUDO SOBRE AS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO PROGRAMA PARCELADA NOS ÚLTIMOS 10 ANOS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 127–138, 2014. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/440. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)