O PAPEL DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NUMA SOCIEDADE TECNOLOGIZADA.

Autores

  • Fabiana Leal Nascimento Instituto Federal de Goiás – Campus Jataí
  • Adelino Cândido Pimenta Instituto Federal de Goiás – Campus Goiânia

Resumo

O presente trabalho visou fazer uma análise da relação entre a modelagem matemática na resolução de situações-problema e a educação matemática crítica, tendo como parâmetros a ciência, a tecnologia e a sociedade. Analisou-se também as influências que a modelagem matemática inserida na educação matemática crítica recebe da ciência e da tecnologia, bem como as mudanças que o redimensionamento da tecnologia a partir desses pressupostos se processam na sociedade. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica. Os dados foram coletados a partir da sistematização das leituras em fichas e analisados segundo a análise de conteúdo. Destacou-se a importância desse trabalho por possibilitar a inclusão do tema da democracia, na perspectiva do poder de tomada de decisão, no ensino de matemática a partir de modelos matemáticos, capacitando ao aluno em formação atuar de forma crítica e reflexiva na sua realidade social.

Downloads

Publicado

01.10.2014

Como Citar

LEAL NASCIMENTO, F.; CÂNDIDO PIMENTA, A. O PAPEL DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NUMA SOCIEDADE TECNOLOGIZADA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 121–126, 2014. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/446. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)