EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO EM JATAÍ-GO: METODOLOGIA UTILIZADA PELOS PROFESSORES
Resumo
Este estudo tem como objetivo investigar quais são as metodologias utilizadas pelos
professores nas aulas de Educação Física na rede estadual de ensino de Jataí - GO. A pesquisa
foi realizada com professores visando entender como a Educação Física escolar é trabalhada
na rede pública de ensino e quais são as causas que levam o professor a adotar certas
metodologias no decorrer do ano letivo. Os sujeitos foram oito professores desta área que
atuam na rede de ensino público estadual. Além das metodologias utilizadas nas aulas, foram
verificadas quais são as propostas curriculares e como ocorre o planejamento. O instrumento
de pesquisa utilizado foi o questionário. A partir dos resultados analisados, três categorias
surgiram: planejamento e execução das aulas de Educação Física no ensino médio; conteúdos
das aulas de Educação Física do ensino médio; e o processo de ensino-aprendizagem e
avaliação no ensino médio. Foi possível constatar que, devido à referencia da concepção
crítico-superadora na matriz curricular escolar do estado, a maioria dos professores não a
utiliza como deveria. As metodologias adotadas pelos professores são determinadas somente
por eles. Nessa fase de ensino é escasso o número de alunos que participam das aulas e o
conteúdo predominante é o desporto.