PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE E DEMOCRACIA: A INFLUÊNCIA DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL NAS ATRIBUIÇÕES DO GESTOR DEMOCRÁTICO EM ORGANIZAÇÕES ESCOLARES

Autores

  • Eveline da Silva Gontijo Moreira Instituto Superior de Educação Almeida Rodrigues (ISEAR)
  • Clésio Feliciano de Souza Instituto Superior de Educação Almeida Rodrigues (ISEAR)

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever as atribuições do gestor escolar e a efetiva
participação da comunidade em geral, nos assuntos educacionais com base em leis vigentes.
Apresentamos que o serviço prestado pelo gestor é regulamento na Lei de Diretrizes e Bases
de Educação Nacional (LDBEN nº 9.394/96) e no Regimento Escolar que especifica suas
atribuições e competências. Salientamos, ainda, a figura do gestor como agente de ligação
escola-comunidade. Discutimos a participação da comunidade no contexto escolar por meio
de associação de pais e mestres, órgãos colegiados e conselho escolar. Tratamos a
participação democrática de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem que
atuam em consonância com os objetivos da escola, auxiliando, orientando e fiscalizando o
trabalho do gestor educacional. No intuito de sistematizar e organizar as informações a
respeito do objeto de estudo, a metodologia adotada foi de pesquisa bibliográfica e análise
documental. Para atingir as intenções da pesquisa, além do levantamento de autores que
tratam com propriedade o tema, foram consultadas leis e regimentos, os quais apresentam
conceitos, conteúdos e discursos pertinentes.

Downloads

Publicado

01.10.2015

Como Citar

DA SILVA GONTIJO MOREIRA, E.; FELICIANO DE SOUZA, C. PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE E DEMOCRACIA: A INFLUÊNCIA DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL NAS ATRIBUIÇÕES DO GESTOR DEMOCRÁTICO EM ORGANIZAÇÕES ESCOLARES. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 199–208, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/481. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)