A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

Autores

  • Rosimeyre Gomes da Silva Merib SEDUC/MT
  • Duelci Aparecido de Freitas Vaz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Valdir Merib Machado SEDUC/MT

Resumo

Por ser o Geogebra um software livre de matemática, podendo ser amplamente utilizado pelas
escolas como um instrumento pedagógico, ele proporciona uma interação entre o sujeito e
conhecimento matemático. Este software nos oferece ainda a possibilidade de realizar
gráficos interativos, animações, construções geométricas, cálculos simbólicos dentre outros.
Este software pode permitir, quer seja o professor ou o estudante, a desenhar figuras
matemáticas com precisão, o que seria difícil de ser ilustrado apenas na lousa. Neste contexto,
objetivamos oferecer o minicurso sobre as possibilidades de uso do Geogebra, explicitando
algumas de suas potencialidades, aliando a prática com as teorias da matemática. Escolhemos
o GeoGebra por ser um bom recurso pedagógico que favorece a aprendizagem de função e
encontra-se disponível para downloads. As escolas que utilizam o sistema operacional Linux
(versão 4.0) em seus LIEDs – Laboratório de Informática Educacional, já tem o programa
instalado nos computadores.

Downloads

Publicado

2015-10-01

Como Citar

GOMES DA SILVA MERIB, R.; DE FREITAS VAZ, D. A.; MERIB MACHADO, V. A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 222–226, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/485. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática