AS CONTRIBUIÇÕES DAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Vânia Hörner de Almeida Instituto Federal de Goiás – Campus Jataí
  • Adelino Cândido Pimenta Instituto Federal de Goiás – Campus Jataí

Resumo

Este trabalho é um recorte da pesquisa de Mestrado em Educação para Ciências e Matemática,
é norteado pela seguinte questão “Qual é a contribuição das Tendências em Educação
Matemática na formação inicial de professores de Matemática”. Desse modo, elencamos as
seguintes Tendências em Educação Matemática a serem pesquisadas: Modelagem Matemática,
Etnomatemática, Resolução de Problemas, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC),
Jogos e Materiais Manipulativos, História da Matemática e Investigação Matemática. Teve
como objetivo verificar as contribuições das Tendências da Educação Matemática nos cursos
de licenciatura em Matemática ofertado nos últimos 10 anos, pelo Projeto Parceladas da
Universidade Estadual de Mato Grosso – UNEMAT. Nesse sentido, analisamos documentos
dos cursos de graduação ofertados no período de 2003 a 2013. Os documentos selecionados
foram: as ementas do projeto político pedagógico; relatório de autorização e processo de
reconhecimento dos cursos; os planos de aula dos professores que ministraram aulas nas
disciplinas de Educação Matemática e as monografias produzidas pelos egressos dos cursos.
Os resultados encontrados possibilitaram identificar que as Tendências Metodológicas em
Educação Matemática estão presentes na formação de professores do Programa Parcelada,
além de contribuir com a formação dos licenciandos na construção do conhecimento das
diferentes metodologias de ensino de Matemática,

Downloads

Publicado

01.10.2015

Como Citar

HÖRNER DE ALMEIDA, V.; CÂNDIDO PIMENTA, A. AS CONTRIBUIÇÕES DAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 227–239, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/486. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)