O USO DA REALIDADE AUMENTADA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ESTUDO DO SISTEMA SOLAR

Autores

  • Renato Oliveira Abreu Instituto Federal de Goiás – Câmpus Jataí
  • Paulo Henrique de Souza Instituto Federal de Goiás – Câmpus Jataí

Resumo

O uso da simulação computacional de fenômenos físicos, combinado à atividade em grupo
pode tornar mais eficiente o processo de aprendizagem dos alunos. Porém, as escolas de um
modo geral, enfrentam problemas como salas improvisadas e a falta de laboratório de ensino
de física. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a elaboração de uma sequência de
ensino do conteúdo de astronomia, em uma turma de ensino médio, baseada no uso de
recursos tecnológicos e atividades em grupo, visando uma maior integração do aluno no
processo de ensino aprendizagem e valorizando o trabalho em grupo. Utilizamos na sequência
de ensino um objeto digital educacional, desenvolvido pelo próprio pesquisador, o qual
apresenta a tecnologia de Realidade Aumentada (RA), integrada com diferentes recursos
didáticos. Notou-se um satisfatório envolvimento dos alunos nas atividades e curiosidade em
aprender mais sobre o conteúdo estudado, além da habilidade em lidar com o computador.
Percebemos que o uso de softwares, juntamente com vídeos e atividades em grupo nas aulas
de física, teve uma ótima aceitação por parte dos alunos e promoveu a interação dos mesmos
entre si e com o professor.

Downloads

Publicado

01.10.2015

Como Citar

OLIVEIRA ABREU, R.; DE SOUZA, P. H. O USO DA REALIDADE AUMENTADA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ESTUDO DO SISTEMA SOLAR. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 299–309, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/499. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Física