O JOGO DE TABULEIRO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO: UMA CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Kathynne Carvalho Freitas Ferri Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Lívia Maria Araújo Soares Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás

Resumo

O presente trabalho apresenta uma proposta de contextualização no ensino de química,
utilizando como recurso didático um jogo de tabuleiro que aborda o conteúdo de óxidos.
Como sabemos, a disciplina de química é apresentado pelos alunos como sendo abstrata e
complexa, dificultando deste modo na compreensão, na interação e na construção do
conhecimento científico. Com isso, o uso dos jogos vem para contribuir com o ensino e com o
professor, pois permite aos alunos desenvolverem o raciocínio para formular as respostas,
estimulando-os na construção do conhecimento e também auxilia nas interações alunoprofessor e aluno-aluno, colaborando para a formação social do aluno. O seguinte projeto teve
como objetivo favorecer o ensino aprendizagem e apontar a importância de se utilizar os
jogos no ensino de química, relacionando o cotidiano do aluno com os problemas ambientes
decorrentes dos óxidos. Finalmente, com os resultados da aplicação do jogo, foram
observados aspectos como: motivação, interação social e o interesse dos alunos em responder
as questões. Assim, o intuito da atividade é auxiliar aos educandos a relacionarem, a
entenderem e a associarem os conteúdos químicos com os problemas ambientais habituais.

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Publicado

2015-10-01

Como Citar

CARVALHO FREITAS FERRI, K.; ARAÚJO SOARES, L. M. O JOGO DE TABULEIRO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO: UMA CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 315–327, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/501. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Química

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