A DEFICIÊNCIA FÍSICA: ABORDAGENS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Kathynne Carvalho Freitas Ferri Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Eliakim Oliveira Küster Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Stephany Siqueira Barbosa Nascimento Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás

Resumo

O presente trabalho pretende abordar, debater e auxiliar o desenvolvimento de práticas pedagógicas
para o Ensino de Ciências, por meio da apresentação do planejamento e avaliação de um minicurso
voltado para educadores do ensino fundamental, abordando a educação inclusiva para alunos com
deficiência física. Pretendendo suscitar análises e reflexões diante da temática de inclusão, na qual a
mesma precisa ser repensada e reestruturada, levando em consideração conceitos e princípios
defendidos nos documentos nacionais, a fim de favorecer um ensino inclusivo com qualidade e sem
negligência, pontuando aspectos que devam existir na relação com esses alunos. O minicurso
consiste em apresentar diversas adaptações de atividades, que possibilitam o atendimento e a
inclusão de alunos com deficiência física, como: experimentos, jogos, softwares e simuladores. Por
fim percebe-se por meio de relatos dos participantes, que as práticas exercidas no minicurso
possuem papel fundamental na inclusão de alunos com deficiência, contribuindo e auxiliando no
processo educacional e social dos mesmos.

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Publicado

2015-10-01

Como Citar

CARVALHO FREITAS FERRI, K.; OLIVEIRA KÜSTER, E.; SIQUEIRA BARBOSA NASCIMENTO, S. A DEFICIÊNCIA FÍSICA: ABORDAGENS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 332–343, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/503. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Ciências e de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental