A DEFICIÊNCIA FÍSICA: ABORDAGENS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo
O presente trabalho pretende abordar, debater e auxiliar o desenvolvimento de práticas pedagógicas
para o Ensino de Ciências, por meio da apresentação do planejamento e avaliação de um minicurso
voltado para educadores do ensino fundamental, abordando a educação inclusiva para alunos com
deficiência física. Pretendendo suscitar análises e reflexões diante da temática de inclusão, na qual a
mesma precisa ser repensada e reestruturada, levando em consideração conceitos e princípios
defendidos nos documentos nacionais, a fim de favorecer um ensino inclusivo com qualidade e sem
negligência, pontuando aspectos que devam existir na relação com esses alunos. O minicurso
consiste em apresentar diversas adaptações de atividades, que possibilitam o atendimento e a
inclusão de alunos com deficiência física, como: experimentos, jogos, softwares e simuladores. Por
fim percebe-se por meio de relatos dos participantes, que as práticas exercidas no minicurso
possuem papel fundamental na inclusão de alunos com deficiência, contribuindo e auxiliando no
processo educacional e social dos mesmos.