ENSINAR CIÊNCIAS – RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II.

Autores

  • Stephany Siqueira Barbosa Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Kathynne Carvalho Freitas Ferri Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Eliakim Oliveira Küster Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Resumo

A oficina busca apresentar aos participantes diferentes propostas pedagógicas a serem
desenvolvidas no dia-a-dia escolar, com vistas a favorecer a Alfabetização Científica e permitir
maior proximidade entre as realidade dos estudantes e o contexto cientifico escolar dos alunos
do ensino fundamental I e II. Para isso serão apresentadas: a elaboração e desenvolvimento de
Sequências de Ensino Investigativo (SEI) com base no referencial teórico proposto por
Carvalho (2011), considerando seus objetivos referentes a construção do conhecimento como
também, aspectos relacionados ao desenvolvimento de habilidades sociais nos alunos; também
abordaremos a importância das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) na escola,
direcionada ao uso de simuladores. Com o desenvolvimento das propostas esperamos auxiliar
e estimular os professores na busca por práticas pedagógicas que favoreçam a construção do
conhecimento por parte dos alunos, deixando de lado a mera transmissão dos conceitos
científicos o que colabora para um grande desinteresse pelo mundo da ciência.

Downloads

Publicado

01.10.2015

Como Citar

SIQUEIRA BARBOSA NASCIMENTO, S.; CARVALHO FREITAS FERRI, K.; OLIVEIRA KÜSTER, E. ENSINAR CIÊNCIAS – RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 344–350, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/504. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Ciências e de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental