METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

  • Rosemara Perpetua Lopes UFG Regional Jataí

Resumo

O termo “metodologias ativas” é comum nos dias atuais, mas pouca clareza têm a respeito
alunos de cursos de licenciatura e professores em exercício em instituições de ensino. Tendo
essa realidade em vista, propomos esse minicurso, no qual pretendemos explicar o que é uma
metodologia ativa, que formas assume de 1930 aos dias atuais, qual seu principal fundamento
teórico (origem) e que críticas pesam sobre as mesmas, incluindo Problem Based Learning
(PBL). Ao ofertá-lo, temos por objetivos: esclarecer em que consistem metodologias ativas;
apresentar elementos que permitam identifica-las; apresentar teorias que as fundamentem;
exemplificá-las com experiências concretas e da literatura educacional; problematizá-las.
Adotamos como metodologia exposição e discussão de conteúdo relativo ao tema, com uso de
recursos audiovisuais e material impresso.

Downloads

Publicado

2015-10-01

Como Citar

LOPES, R. P. METODOLOGIAS ATIVAS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 351–355, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/505. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Ciências e de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental