SOFTWARE “CERRADO – DEGRADAÇÃO X PRESERVAÇÃO”: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM SOFTWARE EDUCATIVO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo
A inserção das tecnologias da comunicação e informação (TIC) no ensino de Ciências surge
diante da necessidade de tornar a educação mais próxima da realidade dos alunos. Além disso,
são recursos que permitem a aprendizagem em todos os cenários. Partindo desse pressuposto,
se faz necessário desenvolver recursos que servirão como auxílio para os professores em suas
práticas pedagógicas. O presente texto apresenta um relato de experiência referente à
elaboração, desenvolvimento, aplicação e avaliação de um software educativo denominado
“Cerrado – degradação X preservação” no ensino da temática meio ambiente. Para a construção
do software foi utilizado um programa em Java por meio do NetBens IDE 8.0.2. A aplicação
do software foi realizada com uma turma de 7º ano da Escola Estadual São Miguel do município
de Pontal do Araguaia-MT, onde os alunos e o professor responderam um questionário para
avaliar a qualidade do software e possibilidade de que este seja utilizado como recurso
pedagógico. O resultado das avaliações permitiu constatar que o software pode ser inserido nas
atividades educacionais.