SOFTWARE “CERRADO – DEGRADAÇÃO X PRESERVAÇÃO”: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM SOFTWARE EDUCATIVO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Stephany Siqueira Barbosa Nascimento Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí
  • Eliakim Oliveira Küster Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí
  • Eduardo dos Santos Silva Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí
  • Jorge Lima Loiola Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí

Resumo

A inserção das tecnologias da comunicação e informação (TIC) no ensino de Ciências surge
diante da necessidade de tornar a educação mais próxima da realidade dos alunos. Além disso,
são recursos que permitem a aprendizagem em todos os cenários. Partindo desse pressuposto,
se faz necessário desenvolver recursos que servirão como auxílio para os professores em suas
práticas pedagógicas. O presente texto apresenta um relato de experiência referente à
elaboração, desenvolvimento, aplicação e avaliação de um software educativo denominado
“Cerrado – degradação X preservação” no ensino da temática meio ambiente. Para a construção
do software foi utilizado um programa em Java por meio do NetBens IDE 8.0.2. A aplicação
do software foi realizada com uma turma de 7º ano da Escola Estadual São Miguel do município
de Pontal do Araguaia-MT, onde os alunos e o professor responderam um questionário para
avaliar a qualidade do software e possibilidade de que este seja utilizado como recurso
pedagógico. O resultado das avaliações permitiu constatar que o software pode ser inserido nas
atividades educacionais.

Downloads

Publicado

2015-10-01

Como Citar

SIQUEIRA BARBOSA NASCIMENTO, S.; OLIVEIRA KÜSTER, E.; DOS SANTOS SILVA, E.; LIMA LOIOLA , J. SOFTWARE “CERRADO – DEGRADAÇÃO X PRESERVAÇÃO”: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM SOFTWARE EDUCATIVO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 363–375, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/507. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Ciências e de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental