EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PARTICULARIDADES E DESAFIOS

Autores

  • Thiago Batista Assis Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí
  • Caroline Prado Brignoni Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí
  • Luciene Lima de Assis Pires Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí

Resumo

As políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) necessitam de ações
eficazes por parte do poder público, a fim de proporcionar uma educação emancipadora que
realmente possibilite aos indivíduos a capacidade de se constituírem como cidadãos críticos.
Este trabalho teve por objetivo vivenciar a realidade dessa modalidade de ensino por meio de
um estudo de caso realizado com aluna matriculada no 9° ano do ensino fundamental nessa
modalidade. Mediante entrevistas com a aluna, coordenação da escola, professor e análise de
documentos disponibilizados pela gestão, procurou-se compreender as particularidades e
refletir sobre a formação do sujeito, atentando para suas percepções sobre a escola, o papel do
professor e as metodologias utilizadas na EJA. Refletir sobre EJA é pensar no combate às
desigualdades sociais e na garantia de direitos estabelecidos pela Constituição Brasileira.
Verificou-se que a realidade pesquisada confirma estudos teóricos já desenvolvidos
anteriormente, qual seja: alunos que se evadiram da escola há vários anos e que retornam
acreditando nas possibilidades de que a conclusão dos níveis de ensino possibilitam melhoria
da qualidade de vida, bem como confirmou-se, também, a dificuldade que alunos de EJA têm
em disciplinas na área das ciências exatas.

Downloads

Publicado

01.10.2016

Como Citar

BATISTA ASSIS, T.; PRADO BRIGNONI, C.; LIMA DE ASSIS PIRES, L. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PARTICULARIDADES E DESAFIOS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 209–221, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/531. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula