PERSPECTIVAS PARA O USO DO WHATSAPP NO ESTÍMULO À APRENDIZAGEM DOS SUJEITOS
Resumo
O ensino sofre com o despreparo dos professores na integração das TIC e TDIC no processo
de ensino e da falta de interesse pelos estudantes. É necessário a formação continuada dos
professores para que ocorra a interação da tecnologia e a didática. Aplicativos de redes sociais
virtuais, disponíveis para celulares smartphones, podem ser aliados do professor para
estimular o ensino-aprendizado. Diversos são estes aplicativos, como o WhatsApp, e todos
eles partem da premissa básica de interação e comunicação em tempo real, com qualquer
pessoa, basta estar conectado à internet e utilizando o aplicativo. O WhatsApp Messenger
dentre os aplicativos emergentes, é um dos mais populares aplicativos de mensagens
multiplataforma. Atrelar o uso do celular smartphone à aprendizagem móvel (MLearning) é
criar uma proposta pedagógica para unir a interatividade e todo o potencial expresso pelas
redes sociais virtuais na produção e discussão de conteúdo, tendo o estudante como sujeito
construtor do saber. Sob a perspectiva de uma estratégia diferenciada proposta pelo professor,
que não mais será o centro do processo de ensino e aprendizagem, mas mediador. Ao observar
a criação de grupos no aplicativo e o seu uso dentro do ambiente escolar, foi possível analisar
diversos pontos ressaltados por diversas pesquisas, e compreender como se tem utilizado o
mesmo, suas possibilidades, levando-nos a compreender que o mesmo pode ser bem utilizado,
desde que, como qualquer trabalho pedagógico, seja bem planejado.