PERSPECTIVAS PARA O USO DO WHATSAPP NO ESTÍMULO À APRENDIZAGEM DOS SUJEITOS

Autores

  • Antônio Alves de Oliveira Neto UFG – Regional Jataí
  • Andrea Versuti UFG – Regional Jataí
  • Wesley F. Vaz UFG – Regional Jataí

Resumo

O ensino sofre com o despreparo dos professores na integração das TIC e TDIC no processo
de ensino e da falta de interesse pelos estudantes. É necessário a formação continuada dos
professores para que ocorra a interação da tecnologia e a didática. Aplicativos de redes sociais
virtuais, disponíveis para celulares smartphones, podem ser aliados do professor para
estimular o ensino-aprendizado. Diversos são estes aplicativos, como o WhatsApp, e todos
eles partem da premissa básica de interação e comunicação em tempo real, com qualquer
pessoa, basta estar conectado à internet e utilizando o aplicativo. O WhatsApp Messenger
dentre os aplicativos emergentes, é um dos mais populares aplicativos de mensagens
multiplataforma. Atrelar o uso do celular smartphone à aprendizagem móvel (MLearning) é
criar uma proposta pedagógica para unir a interatividade e todo o potencial expresso pelas
redes sociais virtuais na produção e discussão de conteúdo, tendo o estudante como sujeito
construtor do saber. Sob a perspectiva de uma estratégia diferenciada proposta pelo professor,
que não mais será o centro do processo de ensino e aprendizagem, mas mediador. Ao observar
a criação de grupos no aplicativo e o seu uso dentro do ambiente escolar, foi possível analisar
diversos pontos ressaltados por diversas pesquisas, e compreender como se tem utilizado o
mesmo, suas possibilidades, levando-nos a compreender que o mesmo pode ser bem utilizado,
desde que, como qualquer trabalho pedagógico, seja bem planejado.

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Publicado

01.10.2016

Como Citar

ALVES DE OLIVEIRA NETO, A.; VERSUTI, A.; F. VAZ, W. PERSPECTIVAS PARA O USO DO WHATSAPP NO ESTÍMULO À APRENDIZAGEM DOS SUJEITOS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 222–236, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/532. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula