A TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL: O PAPEL DO PROFESSOR NA ESTRUTURAÇÃO E APLICAÇÃO DE ATIVIDADES DE ESTUDO

Autores

  • Kliver Moreira Barros UniRV
  • Duelci Aparecido de Freitas Vaz IFG

Resumo

A Teoria do Ensino Desenvolvimental tem como objetivo principal promover o
desenvolvimento intelectual dos alunos por meio de atividades de estudo estruturadas de
forma que levem os alunos a estarem ativos no processo de ensino-aprendizagem,
promovendo a autonomia e construção do conhecimento. Este trabalho é um recorte do
referencial teórico da dissertação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e
Matemática do IFG – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus
Jataí, na linha de pesquisa Ensino de Matemática. A pesquisa foi aplicada em 2014 em
Caiapônia-GO, aos alunos do sexto ano nas aulas de Matemática e traz alguns princípios
acerca do papel do professor nos vários momentos do processo de ensino-aprendizagem,
enfatizando as características principais da teoria que devem estar presentes nas atividades de
estudo para que a formação de conceitos aconteça e os alunos consigam se desenvolver para
um novo nível de desenvolvimento intelectual, não apenas se adaptando ao nível já formado.

Biografia do Autor

Duelci Aparecido de Freitas Vaz, IFG



Downloads

Publicado

2016-10-01

Como Citar

MOREIRA BARROS, K.; DE FREITAS VAZ, D. A. A TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL: O PAPEL DO PROFESSOR NA ESTRUTURAÇÃO E APLICAÇÃO DE ATIVIDADES DE ESTUDO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 270–280, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/536. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)