A TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL: O PAPEL DO PROFESSOR NA ESTRUTURAÇÃO E APLICAÇÃO DE ATIVIDADES DE ESTUDO
Resumo
A Teoria do Ensino Desenvolvimental tem como objetivo principal promover o
desenvolvimento intelectual dos alunos por meio de atividades de estudo estruturadas de
forma que levem os alunos a estarem ativos no processo de ensino-aprendizagem,
promovendo a autonomia e construção do conhecimento. Este trabalho é um recorte do
referencial teórico da dissertação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e
Matemática do IFG – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus
Jataí, na linha de pesquisa Ensino de Matemática. A pesquisa foi aplicada em 2014 em
Caiapônia-GO, aos alunos do sexto ano nas aulas de Matemática e traz alguns princípios
acerca do papel do professor nos vários momentos do processo de ensino-aprendizagem,
enfatizando as características principais da teoria que devem estar presentes nas atividades de
estudo para que a formação de conceitos aconteça e os alunos consigam se desenvolver para
um novo nível de desenvolvimento intelectual, não apenas se adaptando ao nível já formado.