APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS PELA INVESTIGAÇÃO: UM REFERENCIAL TEÓRICO E DIDÁTICO NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Karine Sânya Dutra Silva Secretaria Estadual de Educação - Jataí
  • Marta João Francisco Silva Souza IFG-Câmpus Jataí

Resumo

O ensino de Ciências nos anos iniciais é um campo do saber que necessita ser pensado e
pesquisado. Nesse artigo objetivamos fazer uma breve reflexão sobre o ensino de Ciências
nos anos iniciais do ensino fundamental e apresentamos a aprendizagem por investigação
como uma proposta teórica e didática para o ensino numa perspectiva inclusiva. Para tal
realizamos pesquisa bibliográfica e documental. Apesar de existir algumas propostas
metodológicas para o ensino de Ciências, há uma excasses de propostas destinadas ao ensino
fundamental em uma perspectiva inclusiva. Como o ensino de Ciências por investigação, que
por meio de adaptações que reconheçam as especificidades de cada educando, podem
favorecer a aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais. Concluímos
que é preciso pensar em um ensino de Ciências numa perspectiva inclusiva, que se caracteriza
por um ensino para todos, desenvolvidos em um mesmo espaço, com o mesmo conteúdo, mas
com estratégias pedagógicas que respeitem e contemplem a diversidade dos educandos.

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Publicado

01.10.2016

Como Citar

DUTRA SILVA, K. S.; FRANCISCO SILVA SOUZA, M. J. APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS PELA INVESTIGAÇÃO: UM REFERENCIAL TEÓRICO E DIDÁTICO NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA NOS ANOS INICIAIS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 288–301, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/538. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Física

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