APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS PELA INVESTIGAÇÃO: UM REFERENCIAL TEÓRICO E DIDÁTICO NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA NOS ANOS INICIAIS
Resumo
O ensino de Ciências nos anos iniciais é um campo do saber que necessita ser pensado e
pesquisado. Nesse artigo objetivamos fazer uma breve reflexão sobre o ensino de Ciências
nos anos iniciais do ensino fundamental e apresentamos a aprendizagem por investigação
como uma proposta teórica e didática para o ensino numa perspectiva inclusiva. Para tal
realizamos pesquisa bibliográfica e documental. Apesar de existir algumas propostas
metodológicas para o ensino de Ciências, há uma excasses de propostas destinadas ao ensino
fundamental em uma perspectiva inclusiva. Como o ensino de Ciências por investigação, que
por meio de adaptações que reconheçam as especificidades de cada educando, podem
favorecer a aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais. Concluímos
que é preciso pensar em um ensino de Ciências numa perspectiva inclusiva, que se caracteriza
por um ensino para todos, desenvolvidos em um mesmo espaço, com o mesmo conteúdo, mas
com estratégias pedagógicas que respeitem e contemplem a diversidade dos educandos.