O COTIDIANO DO ESTUDANTE E A RELAÇÃO COM O ENSINO APRENDIZAGEM NA EJA

Autores

  • Octávio Marcos Martins Mani IFG Campus Jataí
  • Hailton Ferreira Pereira IFG Campus Jataí

Resumo

Os dados relatados a seguir se referem ao acompanhamento de uma aluna do segundo período
do PROEJA, Curso Técnico Integrado em Secretariado do IFG Campus Jataí, os dados
coletados tiveram como o objetivo verificar as impressões da aluna em relação ao processo
ensino aprendizagem ao integralizar o semestre letivo de seu curso, especificamente na
matéria de Química, relacionando-os ao seu cotidiano. A abordagem metodológica se deu por
meio do convívio diário, e também através de questionários semiestruturados que foram
respondidos pela aluna em três momentos: inicial, intermediário e final, caracterizando um
estudo de caso. Este contato com a aluna e o professor de Química nos apresentou
alternativas e propostas possíveis de se realizar com o público da EJA, capazes de
contribuírem com o aprendizado de conceitos e a aplicabilidade dos mesmos, relacionando-os
ao cotidiano e não desvinculando teoria e prática, consequentemente analisar o papel da EJA
na emancipação dos sujeitos.

Downloads

Publicado

01.10.2016

Como Citar

MARTINS MANI, O. M.; FERREIRA PEREIRA, H. O COTIDIANO DO ESTUDANTE E A RELAÇÃO COM O ENSINO APRENDIZAGEM NA EJA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 323–326, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/541. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Química