O COTIDIANO DO ESTUDANTE E A RELAÇÃO COM O ENSINO APRENDIZAGEM NA EJA
Resumo
Os dados relatados a seguir se referem ao acompanhamento de uma aluna do segundo período
do PROEJA, Curso Técnico Integrado em Secretariado do IFG Campus Jataí, os dados
coletados tiveram como o objetivo verificar as impressões da aluna em relação ao processo
ensino aprendizagem ao integralizar o semestre letivo de seu curso, especificamente na
matéria de Química, relacionando-os ao seu cotidiano. A abordagem metodológica se deu por
meio do convívio diário, e também através de questionários semiestruturados que foram
respondidos pela aluna em três momentos: inicial, intermediário e final, caracterizando um
estudo de caso. Este contato com a aluna e o professor de Química nos apresentou
alternativas e propostas possíveis de se realizar com o público da EJA, capazes de
contribuírem com o aprendizado de conceitos e a aplicabilidade dos mesmos, relacionando-os
ao cotidiano e não desvinculando teoria e prática, consequentemente analisar o papel da EJA
na emancipação dos sujeitos.