MONITORIA COMO INTERVENÇÃO METODOLÓGICA PARA EDUCAÇÃO DE SURDOS

Autores

  • Thábio de Almeida Silva IFG – Campus Jataí
  • Kamilla Fonseca Lemes Garcia IFMT
  • Thayla de Almeida Silva IFG-Câmpus Jataí
  • João Daniel Nonato Matos IFG-Câmpus Jataí

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados obtidos a partir da atividade proposta pela
disciplina “O ensino de ciências e matemática para educação de jovens e adultos do Programa
de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação para Ciências e Matemática. O surdo
compreende o mundo por meio de suas experiências visuais, portanto o problema desta
pesquisa parte do relato do aluno surdo sobre a dificuldade de compreender os conteúdos de
Física pela falta de uma estratégia que contemple suas necessidades, assim tem-se como
objetivo a compreensão se como pode-se contribuir efetivamente para que os alunos surdos
inseridos em um modelo educacional inclusivo na modalidade EJA, possam aprender
significativamente os conceitos de Física. Partindo de uma pesquisa qualitativa, faz-se um
acompanhamento com um aluno surdo matriculado no curso de Secretariado EJA,
identificando as dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem, e por fim,
foi sugerido uma intervenção metodológica a partir da oferta de uma monitoria, que contribui
com a aprendizagem desse educando, e com a efetivação do processo de inclusão de surdos
no IFG - Câmpus Jataí, verifica-se que é de suma importância a manutenção dessa monitoria.

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Publicado

2016-10-01

Como Citar

DE ALMEIDA SILVA, T.; FONSECA LEMES GARCIA, K.; DE ALMEIDA SILVA, T.; NONATO MATOS, J. D. MONITORIA COMO INTERVENÇÃO METODOLÓGICA PARA EDUCAÇÃO DE SURDOS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 362–367, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/545. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Ciências e de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

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