MONITORIA COMO INTERVENÇÃO METODOLÓGICA PARA EDUCAÇÃO DE SURDOS
Resumo
O presente trabalho apresenta os resultados obtidos a partir da atividade proposta pela
disciplina “O ensino de ciências e matemática para educação de jovens e adultos do Programa
de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação para Ciências e Matemática. O surdo
compreende o mundo por meio de suas experiências visuais, portanto o problema desta
pesquisa parte do relato do aluno surdo sobre a dificuldade de compreender os conteúdos de
Física pela falta de uma estratégia que contemple suas necessidades, assim tem-se como
objetivo a compreensão se como pode-se contribuir efetivamente para que os alunos surdos
inseridos em um modelo educacional inclusivo na modalidade EJA, possam aprender
significativamente os conceitos de Física. Partindo de uma pesquisa qualitativa, faz-se um
acompanhamento com um aluno surdo matriculado no curso de Secretariado EJA,
identificando as dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem, e por fim,
foi sugerido uma intervenção metodológica a partir da oferta de uma monitoria, que contribui
com a aprendizagem desse educando, e com a efetivação do processo de inclusão de surdos
no IFG - Câmpus Jataí, verifica-se que é de suma importância a manutenção dessa monitoria.