O USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E DAS TIC: COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Quando as crianças iniciam o seu processo de construção do conhecimento matemático elas
passam por vários percursos. Desse modo, é importante que os professores proponham a esses
indivíduos, diferentes propostas pedagógicas, para que os mesmos avancem em seus
conhecimentos. Por meio da manipulação e utilização de materiais concretos, recursos
audiovisuais, as crianças passam a criar seus próprios conceitos de aprendizagem. Ao
investigar a questão “Quais as contribuições de uma sequência didática utilizando TIC para o
reconhecimento das formas geométricas pelos alunos do terceiro ano do ensino
fundamental?”, a proposta tem o objetivo de identificar as formas geométricas observadas ao
nosso redor utilizando as TIC (Tecnologias da Comunicação e Informação), em especial sites,
reconhecendo as características dessas formas e estimulando as crianças a novas descobertas.
A avaliação será processual e se dará por meio do registro dos alunos, observação e entrevista.
Acreditamos que o uso de sites no âmbito educacional é relevante, uma vez que a interação
com a tecnologia proporciona às crianças o acesso às informações que permitam a construção
de seus próprios conhecimentos. Compete ao docente proporcionar essa interação. Para que a
prática seja significativa ao aluno, o docente precisa inserir aulas com diferentes propostas
que consigam despertar atenção e envolver as crianças durante todo o processo de
desenvolvimento.