O USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E DAS TIC: COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Fabiana Kalil Borges IFG Câmpus Jataí
  • Daniel Junior de Oliveira IFG Câmpus Jataí
  • Sheila Dias Alves IFG Câmpus Jataí
  • Marta João Francisco Silva Souza IFG Câmpus Jataí

Resumo

Quando as crianças iniciam o seu processo de construção do conhecimento matemático elas
passam por vários percursos. Desse modo, é importante que os professores proponham a esses
indivíduos, diferentes propostas pedagógicas, para que os mesmos avancem em seus
conhecimentos. Por meio da manipulação e utilização de materiais concretos, recursos
audiovisuais, as crianças passam a criar seus próprios conceitos de aprendizagem. Ao
investigar a questão “Quais as contribuições de uma sequência didática utilizando TIC para o
reconhecimento das formas geométricas pelos alunos do terceiro ano do ensino
fundamental?”, a proposta tem o objetivo de identificar as formas geométricas observadas ao
nosso redor utilizando as TIC (Tecnologias da Comunicação e Informação), em especial sites,
reconhecendo as características dessas formas e estimulando as crianças a novas descobertas.
A avaliação será processual e se dará por meio do registro dos alunos, observação e entrevista.
Acreditamos que o uso de sites no âmbito educacional é relevante, uma vez que a interação
com a tecnologia proporciona às crianças o acesso às informações que permitam a construção
de seus próprios conhecimentos. Compete ao docente proporcionar essa interação. Para que a
prática seja significativa ao aluno, o docente precisa inserir aulas com diferentes propostas
que consigam despertar atenção e envolver as crianças durante todo o processo de
desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2016-10-01

Como Citar

KALIL BORGES, F.; DE OLIVEIRA, D. J.; DIAS ALVES, S.; FRANCISCO SILVA SOUZA, M. J. O USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E DAS TIC: COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 375–389, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/547. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Ciências e de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental