A FORMAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Duelci Aparecido de Freitas Vaz PUC Goiás e IFG
  • Anna Carollyna Torquato Ferreira Colégio Estadual Moysés Pereira Peixoto

Resumo

Apresentamos uma breve síntese das teorias de Vygotsky, Leontiev e Davydov, para mostrar a evolução conceitual da atividade humana e suas implicações para educação matemática. Os conceitos de mediação, zona de desenvolvimento proximal e real são abordados como elementos fundamentais as ações pedagógicas. Entendemos, a partir desses teóricos, que o melhor método é aquele que realiza o movimento do abstrato para o concreto, a partir da relação mais geral do conteúdo a ser ensinado, contemplado nas seis ações propostas por Davydov. A partir desses referenciais elaboramos, de forma teórica, uma sugestão para o ensino-aprendizagem de operações elementares com matrizes.

Downloads

Publicado

02.10.2023

Como Citar

APARECIDO DE FREITAS VAZ, D.; TORQUATO FERREIRA, A. C. A FORMAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 354–360, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/631. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática