TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL E TRIGONOMETRIA: O QUE TEM SIDO PRODUZIDO EM NOSSO PAÍS?
Resumo
As pesquisas relacionadas a Teoria do Ensino Desenvolvimental ganharam espaço no Brasil nos últimos anos, se destaca especialmente em estudos de mestrado e doutorado, mas como prática de ensino na sala de aula encontramos poucos estudos realizados. Neste artigo, mostramos o que tem sido produzido no Brasil relacionada a Teoria do Ensino Desenvolvimental na perspectiva da Educação Matemática. Realizamos uma pesquisa em vários sites entre eles Scielo, Teses e Dissertações da CAPES, Periódicos da CAPES, Google Acadêmico e Biblioteca Digital. Na pesquisa das produções foram utilizadas estratégias de busca iniciando pelos títulos e leitura dos resumos. A análise dos dados nos revela que há poucos trabalhos entre teses e dissertações abordando a temática relacionada a trigonometria. Dessa forma, concluímos que nosso trabalho contribuirá para o debate acadêmico, pois contempla uma lacuna que entendemos de suma importância, dentro da proposta Institucional que estamos inseridos.