TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL E TRIGONOMETRIA: O QUE TEM SIDO PRODUZIDO EM NOSSO PAÍS?

Autores

  • Taís Santos Neves Carvalho Instituto Federal de Goiás
  • Duelci Aparecido de Freitas Vaz PUC Goiás / IFG

Resumo

As pesquisas relacionadas a Teoria do Ensino Desenvolvimental ganharam espaço no Brasil nos últimos anos, se destaca especialmente em estudos de mestrado e doutorado, mas como prática de ensino na sala de aula encontramos poucos estudos realizados. Neste artigo, mostramos o que tem sido produzido no Brasil relacionada a Teoria do Ensino Desenvolvimental na perspectiva da Educação Matemática. Realizamos uma pesquisa em vários sites entre eles Scielo, Teses e Dissertações da CAPES, Periódicos da CAPES, Google Acadêmico e Biblioteca Digital. Na pesquisa das produções foram utilizadas estratégias de busca iniciando pelos títulos e leitura dos resumos. A análise dos dados nos revela que há poucos trabalhos entre teses e dissertações abordando a temática relacionada a trigonometria. Dessa forma, concluímos que nosso trabalho contribuirá para o debate acadêmico, pois contempla uma lacuna que entendemos de suma importância, dentro da proposta Institucional que estamos inseridos.

Downloads

Publicado

02.10.2023

Como Citar

SANTOS NEVES CARVALHO, T.; APARECIDO DE FREITAS VAZ, D. TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL E TRIGONOMETRIA: O QUE TEM SIDO PRODUZIDO EM NOSSO PAÍS?. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 420–432, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/639. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática