O ENSINO DE QUÍMICA NUMA PERSPECTIVA MULTICULTURALISTA

Autores

  • Fernanda Cristina Vicente de Souza Instituto Federal de Goiás
  • Carlos Cézar da Silva Instituto Federal de Goiás

Resumo

O multiculturalismo é uma prática que aborda as questões sociais e os diferentes saberes e tradições. Dessa forma, não é possível conceber uma experiência pedagógica desvinculada totalmente das questões culturais da sociedade. O estudo teve como objetivos propor e avaliar uma sequência didática com abordagem multiculturalista usando a temática queimadas em 2020. As atividades fizeram abordagem e discussão dos conteúdos de reações químicas, combustão, energia e meio ambiente. O tema escolhido para fomentar a pesquisa baseou-se nas queimadas no Brasil no ano de 2020 relacionando o ensino de química e a cultura indígena. A pesquisa com abordagem qualitativa, apresenta dimensão fenomenológica e dialética, sendo pautada no procedimento técnico em pesquisa-ação que teve como característica principal o ambiente escolar virtual como fonte direta de dados e análise. O público da pesquisa foi composto por estudantes do primeiro ano do ensino médio, na escola Estadual Francisco Dourado situado na cidade de Barra do Garças no estado no estado de Mato Grosso. Os resultados foram obtidos a partir de questionários e discutidos numa análise textual discursiva. Os resultados evidenciaram o potencial da estratégia pedagógica na valorização da cultura indígena com a contribuição do ensino de química.

Downloads

Publicado

02.10.2023

Como Citar

VICENTE DE SOUZA, F. C.; DA SILVA, C. C. O ENSINO DE QUÍMICA NUMA PERSPECTIVA MULTICULTURALISTA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 504–514, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/650. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Química