POTENCIALIDADES DAS OFICINAS DE APRENDIZAGEM COM ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Osvaldo Neves Júnior Seduc- GO/ Seduc - MT
  • Sandra Regina Longhin Instituto Federal de Goiás – Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Resumo

O presente artigo e resultado da pesquisa de mestrado que teve como foco o ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos, mediada pela metodologia oficina de aprendizagem, com abordagem em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), como contribuição à perspectiva voltada para a formação cidadã. A proposta emerge da situação problema vivenciada enquanto professor, com o questionamento sobre as potencialidades de relacionar os conteúdos curriculares de Química para o 1º ano do Ensino Médio às abordagens CTSA, de forma a promover a compreensão e a relação desse conhecimento com situações do dia a dia do aluno. Com a proposta de refletir sobre essa questão, trouxemos como objetivo geral a avaliação da relação dos conteúdos de Química, utilizando a temática “Água e seu consumo pela sociedade”, por meio de oficinas de aprendizagem. A organização temática do conhecimento se mostrou positiva para a conjuntura das abordagens CTSA e os conteúdos do conhecimento escolar da Química visto que foi aplicada em uma região rica em recursos hídricos, porém sujeita a escassez de água potável para abastecimento público e de tratamento de efluentes.

Downloads

Publicado

02.10.2023

Como Citar

NEVES JÚNIOR, O.; LONGHIN, S. R. POTENCIALIDADES DAS OFICINAS DE APRENDIZAGEM COM ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/653. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Química

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)