AS CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA E ESCRITA PARA A FORMAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA RELACIONADA AOS CONCEITOS DE GEOMETRIA, GRANDEZAS E MEDIDAS NO 6º AO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Talita Leane Oliveira Silva Universidade Federal de Jataí
  • Raylla Rodrigues dos Santos Queiroz Universidade Federal de Jataí
  • Grace Kelly Souza Carmo Goulart Universidade Federal de Jataí

Resumo

O presente trabalho refere-se a um Projeto de Ensino e Aprendizagem, que está sendo aplicado em um Colégio Estadual de Jataí-GO, em turmas de 6° ano do Ensino Fundamental. O Projeto trata de leitura e escrita na apropriação da linguagem matemática e no processo de ensino e aprendizagem acerca dos conceitos de geometria, grandezas e medidas nas aulas de matemática. Diante disto, queremos criar uma ponte entre a linguagem matemática e a linguagem materna possibilitando que os alunos consigam realizar as decodificações necessárias trazendo sentido na tradução desses novos códigos. O nosso objetivo é possibilitar que os alunos consigam fazer associações entre a linguagem materna e a linguagem matemática partindo dos conteúdos citados. Estamos utilizando a metodologia de leitura e escrita a fim de propor um trabalho diferente das aulas expositivas. Com este trabalho pretendemos estimular a leitura, a criatividade, o interesse pela Matemática e facilitar a compreensão dos conteúdos propostos.

Downloads

Publicado

23.10.2023

Como Citar

OLIVEIRA SILVA, T. L.; RODRIGUES DOS SANTOS QUEIROZ, R.; SOUZA CARMO GOULART, G. K. AS CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA E ESCRITA PARA A FORMAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA RELACIONADA AOS CONCEITOS DE GEOMETRIA, GRANDEZAS E MEDIDAS NO 6º AO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 373–378, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/710. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)