JOGOS NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: APRENDENDO AS FUNÇÕES EXPONENCIAIS

Autores

  • Emiliana Batista de Oliveira Universidade Federal de Goias
  • Hyanka Cesario de Paula Universidade Federal de Goias
  • Adriana Aparecida Molina Gomes Universidade Federal de Goias

Resumo

Esse trabalho foi desenvolvido durante a disciplina de Estágio Supervisionado I, em uma turma de 1º ano do Ensino Médio, de um Colégio Estadual de Tempo Integral, em Jataí, GO. Tem-se como questão investigativa: como os jogos podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de funções exponenciais? Objetiva-se fazer com que os alunos compreendam o conceito da função exponencial, bem como utilizem estratégias que os auxiliem no desenvolvimento do pensamento lógico. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo com foco na intervenção pedagógica, cujos instrumentos são: testes diagnósticos, jogos, listas de exercícios e uma gincana entre as turmas. As análises deram indícios que os alunos compreenderam tanto o conceito de uma função exponencial, comunicaram suas ideias e estratégias, levantaram hipóteses e argumentaram matematicamente. No que se refere às estagiárias, o trabalho contribuiu para a troca de experiências e com a prática de sala de aula.

Downloads

Publicado

23.10.2023

Como Citar

BATISTA DE OLIVEIRA, E.; CESARIO DE PAULA, H.; MOLINA GOMES, A. A. JOGOS NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: APRENDENDO AS FUNÇÕES EXPONENCIAIS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 391–396, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/712. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)