O USO DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVAS PARA ALUNOS DE DEPENDÊNCIA: A BUSCA PELO ENGAJAMENTO DISCIPLINAR PRODUTIVO

Autores

  • José Luiz de Carvalho Filho IFG - Campus Jataí
  • Marta João Francisco Silva Souza IFG - Campus Jataí

Resumo

Esta pesquisa, realizada a partir de um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), tem o objetivo de verificar o envolvimento e a autonomia de alunos de um curso técnico integrado, em período integral, que cursavam dependência na disciplina de Física, por meio de um projeto de ensino em que estudaram a partir de Sequências de Ensino por Investigação (SEI). Algumas das aulas desse projeto foram gravadas em vídeos e, após transcritas parcialmente, as interações discursivas ocorridas foram analisadas a partir dos indicadores de Engajamento Disciplinar Produtivo (EDP). Através dos registros feitos, foram observados indicadores em três níveis de engajamento e uma participação significativa dos alunos no decorrer das aulas.

Downloads

Publicado

23.10.2023

Como Citar

DE CARVALHO FILHO, J. L.; FRANCISCO SILVA SOUZA, M. J. O USO DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVAS PARA ALUNOS DE DEPENDÊNCIA: A BUSCA PELO ENGAJAMENTO DISCIPLINAR PRODUTIVO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 494–508, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/721. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Física