SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL A PARTIR DA RENDA: UMA ANÁLISE DA PAISAGEM NOS BAIRROS JOSÉ BENTO, AEROPORTO E JACUTINGA, EM JATAÍ/GO NO ANO DE 2010.

Autores

  • Beatriz de Lima Morais Universidade Federal de Jataí
  • Aline Alves da Silva Universidade Federal de Jataí
  • Lavínia Souza Ferreira Morais Universidade Federal de Jataí
  • Luan Teodoro da Silva Universidade Federal de Jataí

Resumo

Este artigo tem por objetivo, observar a partir da perspectiva visual o arranjo e a dinâmica espacial dos setores Aeroporto, Jacutinga e José Bento, situados no município de Jataí-GO. Se propôs assim, relacionar tal dinâmica com a renda dessas populações, partindo de uma análise sobre a segregação socioespacial que define o modo com que essa população é disposta ao longo da cidade, de modo que os setores Jacutinga e José Bento, situados nas regiões periféricas da cidade possuem uma infraestrutura precária enquanto o Setor Aeroporto possui infraestrutura de boa qualidade. Enfatiza-se que essas características têm relação direta com a preocupação dos órgãos públicos com essas populações, de modo que uma classe dominante define quais e de que forma os acessos serão disponibilizados para a população de baixa renda.

Downloads

Publicado

2023-10-27

Como Citar

DE LIMA MORAIS, B.; ALVES DA SILVA, A.; SOUZA FERREIRA MORAIS, L.; DA SILVA, L. T. SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL A PARTIR DA RENDA: UMA ANÁLISE DA PAISAGEM NOS BAIRROS JOSÉ BENTO, AEROPORTO E JACUTINGA, EM JATAÍ/GO NO ANO DE 2010. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 59–73, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/738. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Linguagem, Cultura, Sociedade