A PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DE FÍSICA SOBRE A INSERÇÃO DA DISCIPLINA DE LIBRAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA

Autores

  • Kamilla Fonseca Lemes kamilla.lemes@cfs.ifmt.edu.br
    IFMT
  • Thábio de Almeida Silva taskll_libras@hotmail.com
    IFG - JATAÍ
  • Rodrigo França Carvalho hitoriarodrigof@gmail.com
    IFG - JATAÍ

Resumo

Esta pesquisa traz à baila a importância em discutir a respeito da inserção da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores. Entendemos que a melhor acepção da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura não reside apenas no ensino de vocabulário, mas, na sensibilização dos acadêmicos para as especificidades dos educandos surdos, pois é fato, que uma carga horária de 54 horas é um tempo incipiente para tornar o graduando fluente em língua de sinais. Neste trabalho, buscou-se investigar como se constrói a formação acadêmica dos graduandos de Física, no viés de compreender o sujeito surdo e quais as metodologias educacionais adequadas para sua promoção, frente à disciplina de Libras em uma instituição superior do interior do estado de Goiás. Os resultados foram obtidos através de um questionário semiestruturado destinado aos graduandos, subdividido em três temas. Os principais resultados compreendem as considerações destes graduandos acerca da obrigatoriedade da disciplina de Libras e sua carga horária; da importância da disciplina para sua formação docente e acerca das estratégias metodológicas mais relevantes para a inclusão do aluno surdo.

Downloads

Publicado

27.10.2023

Métricas


Visualizações do artigo: 0     pdf downloads: 0

Como Citar

FONSECA LEMES, Kamilla; DE ALMEIDA SILVA, Thábio; FRANÇA CARVALHO, Rodrigo. A PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DE FÍSICA SOBRE A INSERÇÃO DA DISCIPLINA DE LIBRAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 125–134, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/744. Acesso em: 18 dez. 2025.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)