AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Amelioene Franco Rezende de Souza Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí
  • Laís Leni Oliveira Lima Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa que de graduação que se encontra em fase inicial e ocupa-se de investigar a relação pedagógica, entendida como o conjunto das relações humanas, históricas e sociais que interagem na sala de aula mediada pelo conhecimento. A partir de um estudo de natureza qualitativa e bibliográfica que deflagrou o processo da presente pesquisa, e as observações realizadas em uma Escola Municipal de Jataí, Goiás é que se delineou esse objeto como um elemento de suma importância na formação do professor para resgatar a especificidade do ensino e do aprender. Algumas leituras exploratórias realizadas estabeleceram os conceitos que serão abordados nesse estudo e nos referenciais teóricos que serão utilizados para discuti-los. Dentre estes, estão, o conceito de campo, a partir da perspectiva e definição dada por Bourdieu (1989); de Relação Pedagógica e suas dimensões, tal como apresentadas em Cordeiro (2007), Zabala (1998), Chamliam (2001), Forquin (1993); sobre o processo de escolarização de massa e seus impactos para o ensino no Brasil, a partir de uma perspectiva sócia histórica, tal como encontrada em Cordeiro (2007), Patto (1999) e Kramer (2011); O conceito de ensino, tal como apresentado em Passmore (1980) e outros que ainda serão levantados.

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Publicado

27.10.2023

Como Citar

FRANCO REZENDE DE SOUZA, A.; OLIVEIRA LIMA, L. L. AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 150–162, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/746. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente

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