O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE ATRAVÉS DE JOGOS

Autores

  • Raylla Rodrigues dos Santos Universidade Federal de Jataí
  • Grace Kelly Souza Carmo Goulart Universidade Federal de Jataí

Resumo

O presente trabalho refere-se a um Projeto de Prestação de Serviço da disciplina de Estágio Supervisionado I, do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, que será aplicado durante o segundo semestre de 2018. Este será desenvolvido em uma Escola de Ensino Integral de Jataí-GO no 2° ano do Ensino Médio. Optou-se por trabalhar de forma lúdica com o conteúdo de Análise Combinatória e Probabilidade. Os objetivos gerais são: trabalhar os conceitos de Análise Combinatória através de material concreto e desenvolver no aluno a capacidade de interpretar e compreender os conceitos de Probabilidade O desenvolvimento deste trabalho subdividiu-se em 8 (oito) momentos dos quais utilizarão dos seguintes instrumentos: Teste diagnóstico; Listas exercícios; e Jogos matemáticos (Passeio dos Personagens e Probabilidado). Espera-se como resultados, que todos os objetivos sejam alcançados, e que os alunos possam entender o raciocínio combinatório e efetuar cálculos de probabilidade.

Downloads

Publicado

27.10.2023

Como Citar

RODRIGUES DOS SANTOS, R.; SOUZA CARMO GOULART, G. K. O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE ATRAVÉS DE JOGOS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 320–325, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/770. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)