"NÃO ESTOU GOSTANDO DESSA AULA...": REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Resumo
Neste trabalho, apresentamos e discutimos situações vivenciadas durante o desenvolvimento do projeto “Trabalhando problemas matemáticos de subtração por meio de brincadeiras”, em uma escola municipal de Jataí, Goiás, com alunos do quarto ano, com o objetivo de possibilitar a identificação da operação de subtração em problemas matemáticos, a interpretação, a construção e a resolução de problemas, por meio de brincadeiras. A discussão é norteada pela questão: como a universidade, especificamente o Estágio Curricular Supervisionado em Curso de Licenciatura em Pedagogia, contribui para formar o futuro professor da Educação Básica? Assim orientada, privilegia os aspectos: relação entre universidade e escola e as contribuições dessas instituições para a constituição profissional do futuro professor durante o estágio; dificuldades encontradas pelo licenciando no processo de aprender a ser professor. Concluímos que entre as contribuições estão o aporte teórico que orienta a prática pedagógica; a construção dos quadros referenciais para a docência por meio de problematização, e análise da realidade escolar; a universidade como elo entre formandos, formadores e formados em curso de licenciatura, numa perspectiva mediadora.