Literatura indígena no currículo dos cursos de letras: um namoro possível?

Autores

  • Fabrícia Nayara Barreto da Silva
  • Mariany Aline Pereira Santos
  • Ema Marta Dunck Cintra

Palavras-chave:

Literatura indígena. Decolonialidade. Colonialidade. Diversidade. Minoria.

Resumo

Fala-se muito em decolonizar os currículos e valorizar a diversidade de conhecimento, em detrimento ao modelo académico eurocêntrico. A pesquisa “Literatura Indígena no currículo dos cursos de Letras:um namoro possível?” propôs a discussão dessa temática. O Brasil e um país multicultural, multilíngue, com mais de 180 povos indígenas (Jecupé, 1998) e, por isso, é necessário questionar a ausência daLiteratura Indígena nas licenciaturas em Letras. Sabe se que a lei 11.645/2008 pauta a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro e indígena e isso implica que instituições de ensino superior formem docentes para tal. Desse modo, a pesquisa discutiu sobre a importância de se decolonizar o pensamento, trazendo para dentro do currículo de letras outras racionalidades como a literatura indígena.

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Publicado

2024-05-16