Sequência didática para uma aprendizagem linguística ativa pautada no caráter científico do estudo da língua materna
Palavras-chave:
Análise linguística, Aprendizagem ativa, Sequência DidáticaResumo
Aulas de gramática têm se pautado na definição de conceitos, exemplos e resolução de exercícios de reconhecimento. Isso faz com que os estudantes pensem que estudar português é resolver exercícios mecanicamente, o que os afasta da língua em uso. O que se propõe é trazer uma proposta alternativa de trabalho pedagógico com o ensino da gramática para
estudantes do Ensino Médio. As metodologias que privilegiam a aprendizagem com metacognição podem colaborar de forma mais produtiva. Pautandose no gênero artigo de opinião, a análise linguística elaborada tratou sobre sintagma, hierarquização e movimento que impactam na coesão e coerência do texto. Os pressupostos sobre a aprendizagem
linguística ativa da descoberta (PILATI, 2017) da língua como interação (BAKHTIN, 2009), da
sequência didática (SD)(DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY, 2004) e de gramática contextualizada (ANTUNES, 2014) são os que sustentam a Sequência Didática apresentada.