CLASSIFICAÇÃO TEXTURAL DOS SOLOS DO CERRADO DA MESORREGIÃO CENTRO SUL DO ESTADO DE GOIÁS UTILIZANDO ANÁLISE MULTIVARIADA DE IMAGENS (MIA)

Autores

  • Mariete Marques dos Santos if@ifg.edu.br
  • Carlos de Melo e Silva Neto carlos.neto@ifg.edu.br
  • Monise Cristina Casanova Coutro monise.coltro@ifg.edu.br
  • Bruno Franco Fernandes Barbosa bruno.barbosa@ifg.edu.br
  • Deangelis Damasceno deangelis.damasceno@ifg.edu.br

Palavras-chave:

Solo, Granulometria, Multivariada, Classificação

Resumo

O solo fornece nutrientes essenciais para as nossas florestas e lavouras, filtra a água e ajuda a regular a temperatura e as emissões dos gases de efeito estufa. O termo Análise Multivariada de Imagens (MIA) é a designação dada ao conjunto de técnicas matemáticas aplicadas em matrizes de imagens, com o objetivo de extrair e correlacionar os dados contidos nos pixels com informações de interesse (GELADI; GRAHN, 1997). Em uma imagem digital monocromática, cada pixel corresponde ao nível de cinza variando do preto (0) ao branco (255).
Em um sistema RGB (imagem digital colorida), um pixel pode ser considerado um vetor, composto por três imagens monocromáticas, altamente correlacionadas, em que os componentes representam as intensidades de vermelho (R), verde (G) e azul (B). Outros sistemas, com HSI, proporcionam maior aproximação da cor real do
objeto de análise, ao tornar os seus canais monocromáticos Matiz (Hue), Saturação (Saturation) e Intensidade (Intensity) independentes um dos outros.

Downloads

Publicado

2024-06-05

Métricas


Visualizações do artigo: 36     PDF downloads: 38

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>